E Últimas Notícias

07.09.2010

PRIMEIRO DIA DE EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS E REALIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NO COLÉGIO ESTADUAL

Elas podem ser de vários formatos, tamanhos e cores, se desenvolver na terra, sobre pedras e até mesmo sobre outras árvores e vegetais. As formas como ocorrem são mesmo diversas e talvez por essas razões elas sejam tão admiradas.
As orquídeas estão sendo a principal atração do I Simpósio João Barbosa Rodrigues promovido pela Universidade Federal do Amazonas.
A exposição das Orquídeas da Amazônia teve início nesta terça-feira (07/09) no Colégio Estadual Dom Pedro II, localizado no centro da cidade, onde foi possível observar as plantas de perto e conhecer mais sobre as mesmas. Além disso, o evento contou também com a exposição de fotografias de várias espécies da planta feitas pelo agrônomo e orquidófilo Jorge Macêdo, que reside em Boa Vista, estado de Roraima, e encontra-se em Manaus especialmente para o evento.
Ainda no Colégio Estadual estão sendo ministradas as oficinas pedagógicas nos turnos matutino e vespertino, que apresentam alguns dos seguintes temas: Ilustração Botânica, Marchetaria, Montagem e Conservação de Invertebrados. As oficinas mais procuradas do dia foram Biojóias, Fotografia e Orquídeas da Amazônia. Esta última contando com a presença do orquidófilo Pedro Ivo Soares Braga.
Vale ressaltar que a exposição e as oficinas estendem-se até o dia 10/09. Quem ainda não se inscreveu pode realizar sua inscrição se dirigindo ao Colégio Estadual. As oficinas estão sendo realizadas nos seguintes horários: matutino – 10:00 às 12:00h e vespertino - 16:00 às 18:00h.

 

 

30.08.2010

LANÇAMENTO DO LIVRO NO SIMPÓSIO

sample image

Barbosa Rodrigues e o Museu de Botânica do Amazonas"  escrito por Leyla Leong (editora Valer, 112 páginas), faz um resumo da trajetória do botânico carioca no Amazonas, para onde veio em 1883 a convite da Princesa Isabel, para montar e dirigir o Museu de Botânica do Amazonas.
A história de Barbosa Rodrigues em terras amazonenses é relatada em texto leve com pitadas de ficção, em projeto dirigido ao público juvenil, como uma introdução à atividade botânica, à pesquisa e às descobertas científicas.
O livro traz reproduções de ilustrações das palmeiras do livro "Sertumn Palmarum" feitas por Barbosa Rodrigues, e ilustrações do artista plástico amazonense Van Pereira.
A autora registra que a obra significa um pedido de desculpas a Barbosa Rodrigues pelas dificuldades que passou em nossa terra, onde não mereceu o apoio necessário por parte do Governo Provincial,  e pelo esquecimento dos amazonenses por esse notável naturalista que tanto contribuiu para a Ciência, deixando um legado precioso para os estudiosos.
Leyla Leong é jornalista e escritora, autora de livros para o público infantil, com temática ecológica ( " Essa Tal de Natureza", 4ª edição; " Cida a Macaca Travessa". No prelo tem mais um livro " Duas Histórias da Noite", baseadas em mitos recolhidos pelo etnólogo Nunes Pereira, reescritas para o público infanto juvenil pela autora.
Leyla Leong é membro do Clube da Madrugada, movimento artístico que renovou a literatura amazonense na década de 1960.
O artista plástico Van Pereira, usou em suas ilustrações as técnicas de reconstrução de fotografias, aguadas. pincéis e bico de pena.
O artista tem 30 anos de carreira tendo recebido vários prêmios,e exposto no Paço das Artes e na Bienal de São Paulo e no Hotel Meridien em Paris.

O livro será lançado após a abertura solene do Simpósio, no Studio 5- Stand UFAM no 61 CNBot.

 

31.08.2010

VAGAS DAS OFICINAS

A coordenação do Simpósio informa sobre as vagas disponíveis nas oficinas:

Ilustração Botânica: A arte de Barbosa Rodrigues
Turma 1 - Matutino - 9 vagas
Turma 2 - Vespertino - 9 vagas

Palmeiras Amazônicas: morfologia, sistemática, aspectos ecológicos e usos:
Turma única - manhã e tarde - 6 vagas

Marchetaria
Turma 1 - Matutino - 7 vagas
Turma 2 - Vespertino - 8 vagas

Montagem e conservação de insetos
Turma 1 - Matutino - 4 vagas
Turma 2 - Vespertino - Esgotado

Pigmentos naturais
Turma 1 - Matutino - Esgotado
Turma 2 - Vespertino - 5 vagas

Fotografia
Turma 1 - Matutino - 3 vagas
Turma 2 - Vespertino - Esgotado

Orquídeas da Amazônia
Turma 1 - Matutino - 2 vagas
Turma 2 - Vespertino - 2 vagas

Biojóias
Turma 1 - Matutino - Esgotado
Turma 2 - Vespertino - Esgotado

 




Design downloaded from Zeroweb.org: Free website templates, layouts, and tools.